sábado, 18 de junho de 2011

The Shipping News - E. Annie Proulx


"The Shipping News" da E. Annie Proulx, é um dos livros mais bonitos que li.
Annie Proulx, famosa escritora Norte - Americana, que já ganhou vários prémio, entre eles um Pulitzer com este mesmo livro, traz-nos de uma forma simples mas bastante emocionante uma bonita estória de um homem que após uma vida de desilusão e desprezo, consegue começar do novo numa terra longe e agreste.
Quoyle, o protagonista desta estória é daquele tipo de homens, cuja vida se resume a um tremendo nada, com uma infância pouco feliz, desprezado pelo pai, deixa os estudos e vai vivendo de pequenos trabalhos e vários empregos, até arranjar emprego num pequeno jornal.
Entretanto conhece Pearl, uma rapariga bastante bonita por quem se apaixona e com quem casa, mas Pearl depressa se revela, não se interessa por ele, vive uma vida de boémia, trai-o constantemente, mas mesmo assim Quoyle ama-a incondicionalmente e tem duas filhas com ela.
Um dia, recebe uma chamada do pai a informa-lo que ele a sua mãe se vão suicidar. No dia da cremação, Quoyle também descobre que Pearl o abandona de vez e leva com ela as filhas.
A partir daí entra em desespero e ao mesmo tempo conhece a sua tia, irmã do seu pai que vem para a cremação do seu irmão.
Após estes acontecimentos todos, Quoyle (que consegue recuperar as filhas), vai com a sua tia para a "Terra Nova" no Canadá, de onde a sua família é originária para refazer a sua vida.
A acção do livro, é aqui que realmente começa, Quoyle vê-se num sítio estranho, agreste, longe e diferente de tudo o que até aí conheceu e arranja trabalho num pequeno jornal da terra.
Descobre igualmente o passado (pouco recomendado) da sua família e tem de se libertar igualmente da sua fobia à água.
Este livro como já disse, tem uma estória muito bonita, mas para além disso, também a própria descrição da paisagem, vida e sociedade das pessoas que vivem num sítio tão desolado e agreste é magistral, por vezes sentimo-nos como se estivéssemos lá, quase sentimos o vento gelado a atravessar os nossos ossos.
A estrutura do livro também está muito boa, Proulx, dividiu o livro em vários capítulos, com título e com um pequeno texto sobre um nó ou arte de marinheiro específica, o que também torna a leitura bastante interessante.
Adorei este livro, que também já foi adaptado ao cinema, tal como "O Segredo de Brockback Mountain" que também é baseado num conto dela.
Recomendo a leitura deste livro e depois ver o filme, que tem vários actores conhecidos como Kevin Spacey, Cate Blanchett, Julianne Moore e Judi dench e que está (apesar de algumas diferenças), muito fiel ao livro.

Sem comentários: