segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"A Consciência de Zeno" - Italo Svevo

Um dos vários livros que li ultimamente e neste (infelizmente) largo periodo em que não postei nada aqui no blog, foi este "A Consciência de Zeno" do escritor Triestino Italo Svevo.
Esta edição que li é a da Dom Quixote e faz parte da colecção "Biblioteca Lobo Antunes" que são livros por ele escolhidos e por ele prefaciados.
Antes de falar do livro e da estória do mesmo, vou falar um pouco do seu autor, Italo Svevo.
Italo Svevo nasceu na cidade (agora) italiana de Trieste nos anos sessenta do sec. XIX, o seu nome verdadeiro é Aron Ettore Schmitz, adoptando mais tarde o pseudónimo de Italo Svevo pelo qual ficou conhecido.
Infelizmente enquanto Svevo foi vivo, a sua obra não foi reconhecida, razão pela qual ele nos deixou tão poucos livros, apesar de tudo e como "há razões que a própria razão desconhece", Svevo teve a sorte de ter como seu professor/explicador de ingles James Joyce, que leu alguns dos seus textos e reconheceu logo o enorme talento que Svevo tinha. Joyce e Svevo traduziram esta obra para francês, para ser publicada em Paris onde conheceu algum sucesso mas apesar disso tudo, como atrás disse a carreira literária de Svevo foi muito pequena porque ele se dedicava mais aos seus negócios do que à literatura.
Felizmente deixou-nos esta grande obra, de uma enorme qualidade mas ao mesmo tempo divertida e irónica.
O livro trás-nos a "biografia" de Zeno Cosini que na sua luta interminável para deixar de fumar procura a ajuda de um psicanalista e este sugere-lhe como forma de tratamento que ele escreva a história da sua vida e que com isso descubra a razão pela qual não consegue deixar de fumar.
A partir daqui e sempre com um relação de amor/ódio com o psicólogo Zeno vai descrever toda a sua vida, num tom semi cómico e irónico ele relata as peripécias que passou, desde o relacionamento com o seu pai, a escolha da sua esposa, a sua (não) queda para os negócios, as atribulações com as amantes e a sua velhice.
O livro é absolutamente delicioso, com passagens extremamente divertidas e bastante fácil de se ler.
Lobo Antunes deixou-nos este pequeno resumo que mostra bem o que o livro é.

"A Consciência de Zeno é um livro magnífico, todo em contenção apesar dos abandonos aparentes. É muito curiosa a forma como o autor pega e larga no texto que começa pela vontade de um homem em deixar de fumar e que Svevo, frase a frase, transforma numa vida inteira, através de uma escrita personalíssima."
António Lobo Antunes

De facto é sem dúvida um livro que vale a pena ler.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou curioso. Ou melhor, fiquei curioso e vou ler o livro, visto não fumar há um mês depois de 10 anos.