sábado, 11 de setembro de 2010

Berlim Alexander-Platz - Alfred Doblin


Como disse no post anterior sobre o "Fédon" de Platão, um dos livros que li recentemente depois de "O Homem Sem Qualidades" de Musil foi este excelente "Berlim Alexander-Platz" de Alfred Doblin.
Tal como é referido na capa desta edição, este livro está considerado "Um dos 100 livros mais importantes de sempre. Uma obra-prima da literatura."
"Berlim Alexander-Platz" trás-nos a estória de Franz Biberkopf, "...trabalhador dos cimentos e mais tarde do transporte de mobílias..." que após cumprir uma pena de quatro anos de prisão por ter morto à "porrada" a sua companheira volta de novo à liberdade e à cidade de Berlim, com a firme resolução "de se manter decente" e a sua luta para que isso aconteça.
O livro começa com a saída da prisão de Franz e logo aí começam as suas dificuldades, a estranheza que ele sente, o "esmagamento" que a cidade lhe provoca devido à sua dimensão e tudo isso leva-o a ter um ataque de panico, durante esse ataque ele conhece um judeu que o ajuda a voltar à realidade e nesse encontro que ele toma a resolução de se manter um "Homem decente", viver sem ter ou causar problemas.
Naturalmente que na Berlim do final dos anos 20, envolvida numa grande crise e mudanças tanto sociais como políticas e económicas devido à derrota na I Guerra Mundial e às resoluções sobre ela tomadas no Tratado de Versailles, não é fácil isso acontecer.
Franz que apesar de ser um homem grande e forte é um pouco ingénuo e envolve-se com pessoas que não são o que ele julga.
Uma dessas personagens é Reinhold um jovem com um temperamento terrível que pertence a um bando de criminosos. É devido a esse  Reinhold que toda a vida de Franz vai mudar, é por causa dele que vai perder um braço, é por causa dele que vai perder Mieze, uma jovem prostituta que se apaixona por Franz e que o ajuda a "Manter-se decente".
Pode-se pensar que é um exagero a crítica que vem na capa e com a qual iniciei este post, mas não é, este livro tem uma escrita única, uma cadência de texto extraordinária, muito visual, descreve a cidade de Berlim, principalmente a zona de acção de Franz de uma forma que nunca li, através de pequenas estórias, acontecimentos e até mesmo notícias de jornais que são intercaladas na estória principal.
Por alguma razão este livro já foi adaptado várias vezes ao cinema, sendo que uma delas numa obra monumental de cerca de 15 horas (que eu tenho em DVD), pela mão do não menos famoso realizador alemão Rainer Werner Fassbinder.
Tal como Dublin no "Ulisses" de James Joyce é a principal personagem, neste livro é a cidade de Berlin e a sua sociedade em particular a baixa sociedade, os pequenos criminosos, prostitutas, vigaristas que com os seus vícios, actos e até mesmo com a sua linguagem em gíria que são o principal personagem e que dão vida a este livro.

Sem comentários: