terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Terra Sonâmbula - Mia Couto

Por há muito ouvir dizer muito bem deste livro, resolvi pegar nele, sendo que agora percebo porque se diz tão bem dele, é dos livros mais bonitos que li nos últimos tempos.
Durante a década de 90, e em plena guerra civil em Moçambique, Mia Couto traz-nos duas estórias paralelas mas que se entrelaçam entre si, primeiramente temos um menino (Muidinga) que viaja com um velho (Tuahir), que o recolheu e salvou da morte num campo de refugiados.
Ambos fugidos da guerra e da fome, caminham estrada fora até que encontram um machibombo (autocarro), que fora atacado, destruido e queimado na estrada. Aí resolvem ficar e descobrem entre os pertences dos mortos uma mala com uma série de cadernos que servem de diários.
A partir daqui começa o desenvolver de ambas as estórias a de Muidinga e Tuahir, e a de Kindzu, autor e protagonista das aventuras relatadas nos cadernos.
Mia Couto com este livro, consegue no seu estilo inconfundível e alegre de escrita fazer uma descrição do horror que foi a guerra em Moçambique, uma crítica ao oportunismo que se vivia na época e ao mesmo tempo misturar as lendas, crenças, misticismos e viveres africanos numa estória de amizade e de sobrevivência.
Este livro ganhou diversos prémios e já foi adaptado ao cinema, tendo como realizadora Teresa Prata tem a particulariedade de apenas ter dois actores profissionais, sendo o restante elenco amadores e pessoas dos sítios onde o filme foi filmado.
Gostei mesmo muito deste livro.
Pipas

Sem comentários: