quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gaudí - Um Romance

Gaudí Um Romance, é como o nome indica uma biografia romanceada do grande arquitecto espanhol Gaudí, que transformou a cidade de Barcelona no esplendor que é hoje.
Este livro, escrito por Mario Lacruz, famoso editor espanhol, foi encontrado ainda como manuscrito e incompleto, aquando do espólio dos seus pertences após a sua morte.
Tal como o nosso Pessoa com a sua arca, também Mario Lacruz deixou dezenas de textos e manuscritos de livros nunca publicados.
Apesar de incompleto, o livro lê-se perfeitamente, apenas deixando a sensação de haver muito mais matéria para explorar.
A acção centra-se na vida de Gaudí, inicialmente um jovem rebelde e anticlerical e depois com o passar dos anos e com a sua obcessão com a construção da catedral da Sagrada Família se transforma num religioso e místico.
A história, começa pelo fim, com a morte de Gaudí e desenvolve-se a partir daí com flashbacks dos seus tempos de juventude, misturados com os último tempos da sua vida.
Tal como disse, é um livro interessante, pequeno e de fácil leitura, mas deixa-nos a sensação que podia haver muito mais.

1 comentário:

J. Maldonado disse...

Esse livro aumentou ainda mais a minha curiosidade em conhecer Barcelona...